sábado, 7 de abril de 2012

Semana Produtiva - Cheia de História


Com início das formações em serviço na Rede Municipal de Educação, pude perceber o quanto é gratificante o trabalho que realizo. Nas avaliações que entregamos no final da formação, para que os participantes nos avaliem, constatei que estou no caminho certo e, isso se consolidou com o elogio de uma historiadora, participante do evento, que elogiou em público o trabalho que realizamos.
Sabemos que temos muito ainda a ser melhorado, mas procuramos dar o melhor a cada formação. Nesta primeira oportunidade atendemos as professoras do 3º ano que, por ser um grupo grande, continuaremos a atender no dia 17. Este ano como trabalharemos por áreas, no meu caso com a disciplina de História, procurei fazer um retrato fiel da disciplina da História ao longo da História.
Parece redundante e, é! Mais muitos professores desconhecem esse cenário ao qual a disciplina de História foi criada e implantada. Neste sentido é importante destacar que:
não nos enganemos: a imagem que fazemos de outros povos, e de nós mesmos, está associada à História que nos ensinaram quando éramos crianças. Ela nos marca para o resto da vida. Sobre essa representação, que é para cada um de nós uma descoberta do mundo e do passado das sociedades, enxertam-se depois opiniões, ideias fugazes ou duradouras, como um amor [...] mas permanecem indeléveis as marcas das nossas primeiras curiosidades, das nossas primeiras emoções. (FERRO, 1983, p.11).
Aprender História frente a nossa linha teórica histórico crítica, implica: curiosidade, significância e contexto social. Assim, valorizar a curiosidade da criança, que por si só é investigativa e mostrar-lhes que os fatos tem significância e pertencem a um contexto social, podem em muito tirar a ideia errônea que muitos fazem acerca da disciplina, como dita do passado e só de memorização.
Apropriar-se de conhecimentos históricos tendo como ponto de partida o sujeito histórico, a criança, isto proporcionará, segundo Audigier (2001), um aprendizado de qualidade e valorização para com a disciplina, buscando em seu ensino a finalidade cultural de distribuir um saber, a finalidade intelectual, desenvolvendo o espírito crítico, a finalidade patrimonial de transmitir a memória coletiva fundadora de identidade e a finalidade cívica de formar um cidadão responsável e ativo.
Usamos inúmeras referências, que nos apoiaram teoricamente na faculdade de História. Em breve trarei mais relatos desse trabalho que venho desenvolvendo.

Referências:
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução á ciência da sociedade. Editora Moderna , São Paulo, 1997.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora & SCHIMIDT, Marlene Cainelli. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
NEMI, Ana Lúcia Lana. ESCANHUELA, Diego Luiz & MARTINS, João Carlos. Ensino de história e experiências: o tempo vivido: volume único. São Paulo: FTD, 2010.
OLIVEIRA, Regina Ferreira de. História. IN: Ensino fundamental de nove anos : orientações pedagógicas para os anos iniciais - Curitiba, PR :Secretaria de Estado da Educação 2010.

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