quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bia na África

Acabei de ler e passo a dica: Bia na África de Ricardo Dreguer.
O livro faz parte da série Viagens da Bia, que inclui também os volumes Bia na Europa e Bia na Ásia.
B i a , uma me n i n a d e a s c e n d ê n c i a a f r i c a n a , acompanha sua mãe, uma diplomata, quando esta é designada para trabalhar em Angola. A partir desse enredo, o autor desmistifi ca a visão estereotipada da África, que geralmente se resume a selvas, tribos, muitas guerras e miséria. Antes de chegar a seu destino, as duas visitam o Egito, onde constatam a infl uência árabe na religião,
na arquitetura, na língua, além de conhecerem monumentos que datam do tempo dos faraós.
Passando pelo Quênia, observam o contraste entre a grande capital, Nairóbi, e uma reserva de animais selvagens. Em Angola, onde mora durante um ano, Bia frequenta a escola, faz amizades e vai descobrindo outra cultura, mas também reconhecendo nossas raízes africanas em vários campos, tais como religião, dança, música, alimentação etc. Percebe que a língua, apesar de ser a mesma, é cheia de regionalismos. Percebe também a desigualdade social, tal como ocorre no Brasil.
Ao retornar ao Brasil, Bia sente-se enriquecida, sobretudo pela descoberta da imensa diversidade do continente africano e pela valorização da cultura de seus antepassados, o que desperta nela o orgulho de ser negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário