domingo, 25 de novembro de 2012

I JORNADA DE ESTUDOS AFRO-INDÍGENA


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
I JORNADA DE ESTUDOS AFRO-INDÍGENA
 
            DIAS: 26 a 30 de novembro de 2012
            Local: Avenida João Paulino, 275 – Salas de formação - Novo Centro - Maringá Paraná.
            Objetivo:
            Realizar a troca de experiências entre as Escolas e Centros da Rede Municipal de Maringá, a fim de efetivar as  Leis 10.639/03 e 11.645/08, ampliando o leque de conhecimento das unidades escolares no que tange as atribuições das Equipes Multidisciplinares, acerca da cultura afro e indígena;
Desenvolvimento:
            A I JORNADA DE ESTUDOS AFRO-INDÍGENA, pretende discutir temas relevantes na sociedade atual,  abordando e implementando, em caráter obrigatório, as Leis 10.639/03 e 11.645/08, sendo parte integrante da proposta curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1o. ao 5o. Ano e EJA-Educação de Jovens e Adultos. Esse também será o momento de troca de experiências entre as Unidades de Ensino, que subsidiará e sustentará as discussões acerca da efetivação da Equipe Multidisciplinar nas unidades de ensino, atendendo assim RESOLUÇÃO N°. 3399 / 2010 – GS/SEED, que consta na Proposta Político Pedagógica (PPP), no item 10, que diz:
“Considerando o expresso na Del. 04/2006, expor o trabalho realizado com a História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, bem como das Relações Etnicorraciais, além de compor a Equipe Multidisciplinar nas Instituições de Ensino (no PPP deve aparecer como está estruturada esta equipe e como foi o processo de sua escolha, além do desenvolvimento do trabalho realizado por ela)”.
         Frisamos que os trabalhos acontecerão no formato de oficinas e relatos com trocas de experiências, envolvendo os profissionais da educação. Destacamos que esta é a primeira vez que a rede faz um trabalho nestes moldes, pois os mesmos já aconteciam nas unidades escolares, porém sua divulgação acontecia apenas com a comunidade escolar a qual a instituição pertence. Paralelamente durante esse mês e se estendendo ao mês de dezembro, estão acontecendo exposição itinerante de quadros e fotografias afro-indígena, bem como oficinas diversas oferecidas pela APIR – Assessoria e Promoção da Igualdade Racial em várias escolas municipais.
Qualquer dúvida acerca da programação pode ser esclarecida com:
1.                  Eliana Moreira Amaral – ramal 6913 – 9982 6639 / SEDUC
2.                  Sandra Brendolan – ramal 6917 – 9703 8816 / SEDUC
3.                  Professor Ademir – ramal 2244 – 8815 7359 / APIR


Atenciosamente,
Eliana e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário