quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Educação precisa de professores leitores

Hoje na palestra de abertura do ano letivo da rede municipal de Educação de Maringá, tivemos a grata presença da professora Regina Shudo, que sem dúvidas nos brindou com seu conhecimento e desenvoltura ao proferir sua fala acerca dos rumos da educação básica.
É interessante destacar que Regina Shudo iniciou sua discussão questionando aos participantes sobre seus sonhos, se estes tinham ou não sonhos. Já que como professores trabalham com crianças que podem e devem sonhar. Portanto, sonhar com um país com uma educação que se iguale a países de primeiro mundo é preciso em primeiro lugar, segundo Regina Shudo, investir maciçamente na Educação Infantil, estimular os pequenos em suas capacidades superiores como memória, concentração, atenção, para que ao chegarem no Ensino Fundamental tenham sua estrutura lógica pronta, para que a aprendizagem ali também aconteça de forma tranquila.
A formação dos professores deve ser prioridade para o bom atendimento nas escolas, para Shudo. Nesta perspectiva, formação continuada e formação em serviço devem ser busca dos empregadores e dos empregados, que também devem buscar sempre estar aperfeiçoando seu conhecimento, com cursos, leituras, filmes, entre outros.
Outro ponto levantado pela palestrante, foi o de que precisamos de mais leitura. Isso mesmo. Precisamos. Eu, você, alunos, diretores, todos. Nosso país não é um país leitor. Nosso professor/professora também não lê. Pesquisas apontam esses dados, e, nos deixa mais desanimados quando percebemos que perdemos mais horas com televisão e computadores do que com um livro.
Ainda sobre esse tópico, quero destacar uma fala da professora Regina Shudo, que não foi feita hoje, mais que ela nos apresentou em uma discussão em Londrina no ano passado, onde o Instituto Pro livro aponta que os maiores influenciadores da leitura em uma criança são:
1º lugar: A mãe;
2º lugar: A professora;
3º lugar: O pai;
4º lugar: outros...
Observando esse pesquisa percebemos o quanto é importante o papel da família e da escola nesta empreitada.
E, por falar em família, este é outro ponto que Regina Shudo destaca importante para o bom rumo da Educação básica.
Frente a este cenário traçado por Shudo vale frisar que uma Educação Básica de qualidade deve primar por: 
* Investimentos na Educação Infantil;
* Formação de professores;
* Projetos de leitura;
* Trabalho com a família.
Então vamos lá....
Bom ano letivo a todos e a todas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário