sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tinta caseira: Desenvolvendo a noção espacial



Quando trabalhamos com crianças pequenas, sempre devemos nos preocupar com quais materiais elas devem manusear. A higiene, limpeza e o tamanho das peças que compõem o brinquedo também devem ser observados. Pensando em crianças que ainda não tem uma noção espacial e consequentemente uma coordenação motora fina totalmente desenvolvida, deixo aqui uma dica pra trabalhar livremente com a garotada, usando muito papel craft, de forma que cubra toda sala e/ou o espaço destinado à atividade. Nada de mesas e cadeiras e as mãos serão os pincéis.
Material:
* 1 litro de água;
* 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho;
* 3 colheres de sopa de vinagre;
* anilina comestível, suco em pó ou gelatina em pó (diversas cores).

Preparo:
1 – Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2 – Deixe esfriar e junte o vinagre.
3 – Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina comestível, suco em pó ou gelatina em pó (uma cor em cada vidro).
4 – Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
5 – Para usar, cubra o espaço desejado (lembre-se que com crianças bem pequenas, devemos deixar um espaço maior e ir aos poucos reduzindo).
6 – Coloque a tinta em potes plásticos ao alcance das crianças e deixe a imaginação dos pequenos fluir.
7 – Coloque os trabalhos para secar à sombra.
Observações:
·          Nesta atividade estamos ajudando as crianças a desenvolver noção de espaço, coordenação motora, cores e texturas).
·          Dica: A água do cozimento da beterraba também dá uma tinta de cor linda;
·          A sugestão de colocar a anilina comestível, suco em pó ou gelatina em pó e para se o caso  criança colocar a tinta na boca, não correr nenhum risco de intoxicação.

O que mais vocês acreditam que estamos desenvolvendo?
Deixe aqui sua contribuição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário